Graduado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2001). Especialista em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina de Catanduva - SP (2004 - 2006), em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Hospital Beneficência Portuguesa - SP (2006 - 2008). Pós-graduado em Nutrição Clínica pelo GANEP - SP (2007). Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL), membro da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Trauma (SBAIT), da Sociedade Panamericana de Trauma (SPT), do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), vice-diretor da Seccional Bahia da SBAIT. Atualmente é coordenador da Residência Médica de Cirurgia Geral do Hospital Ernesto Simões Filho, professor do Curso de Medicina da UNIFACS, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e instrutor do ATLS.
Doutoranda em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2017). Pós-graduação em Cirurgia Geral e do Trauma pela Sackler Faculty of Medicine Tel Aviv University, Israel (2008), Mestrado em Gastroenterologia Cirúrgica pela Universidade Federal de São Paulo (2006), Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Ana Nery (1995/6) e graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1994). Especialista em Cirurgia Geral (CBC), em Cirurgia do Aparelho Digestivo (CBCD) em Cirurgia Videolaparoscópica (SOBRACIL) e Cirurgia do Trauma (SBAIT / CBC). Atualmente é preceptora concursada do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral e Videolaparoscópica do Hospital Ana Nery, Professora Assistente de Clínica Cirúrgica da Escola Bahiana de Medicina, da Faculdade de Medicina da UNIME e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Secretária da Seccional Bahia da SBAIT e Vice Mestre do Capítulo da Bahia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Atua nas áreas de Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia do Trauma e Cirurgia Videolaparoscópica.
Possui graduação em Medicina pela Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (2000). Residência Médica em Pediatria no Hospital São Rafael (2001-2003) e Neonatologia no Hospital Geral Roberto Santos (2003). Obteve Título de Especialista em Pediatria (TEP) em 2003 e Neonatologia (TEN) em 2004 pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Médica visitante do Serviço de Follow up do Alberta's Children Hospital da University of Calgary em 2006. Mestre pelo Curso de Pós-Graduação em Medicina e Saúde da Universidade Federal da Bahia em abril 2009 e Doutora pelo Curso de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas - UFBA em 2017. Atualmente é Professora Adjunta de Pediatria, médica da Universidade Federal da Bahia, Membro do Comitê Estadual de Aleitamento Materno e do Comitê de Ética em Pesquisa da Maternidade Climério de Oliveira. Trabalha com Follow up de recém-nascidos de alto risco no Centro Pediátrico Professor Hosanah de Oliveira e Tutora do Método Canguru. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, Neonatologia e Neurodesenvolvimento infantil.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, Residência Médica em Medicina Interna e Cardiologia no Hospital Geral Roberto Santos e Hospital Santa Izabel respectivamente. Tem título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atualmente é Diretor Médico do Centro Terapêutico Dr. Maximo Ravenna Bahia Brasil, médico assistente do Serviço de Cardiologia do Hospital Espanhol e do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante da mesma instituição. Pesquisador da Clínica de Insuficiência Cardíaca do Hospital Santa Izabel da Santa Casa de Misericórdia da Bahia e médico assistente do Laboratório de Exercício desta mesma instituição. Exerce a função de médico plantonista do Pronto Atendimento do Hospital Aliança e é instrutor de Suporte Avançado De Vida em Cardiologia SAVC / ACLS na mesma instituição. O interesse de Dr. Marcos, dentro da Medicina, tem ênfase em cardiometabolismo e obesidade, exercício e ergometria, suporte de vida e terapia intensiva, insuficiência cardíaca e transplante, células tronco e doença de chagas.