Bombeiro, Policial e Condutor de Ambulâncias Bombeiro, Policial e Condutor de Ambulâncias Bombeiro, Policial e Condutor de Ambulâncias Bombeiro, Policial e Condutor de Ambulâncias Bombeiro, Policial e Condutor de Ambulâncias Bombeiro, Policial e Condutor de Ambulâncias Bombeiro, Policial e Condutor de Ambulâncias Bombeiro, Policial e Condutor de Ambulâncias Bombeiro, Policial e Condutor de Ambulâncias Bombeiro, Policial e Condutor de Ambulâncias Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem
PHTLS – Suporte Pré-hospitalar de Vida no Trauma
PHTLS – Suporte Pré-hospitalar de Vida no Trauma
O curso PHTLS (Prehospital Trauma Life Support ou Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma) qualifica os profissionais da área de saúde para o transporte e atendimento pré-hospitalar. O curso é mantido pela National Association of Emergency Medical Technicians (NAEMT), em colaboração com o Comitê de Trauma Brasileiro do American College of Surgeons. Mais do que um curso de atendimento, o PHTLS aborda os aspectos relevantes da prevenção e da biomecânica do trauma, além da anatomia, fisiologia e fisiopatologia dos diversos órgãos e sistemas envolvidos nas lesões.
Vagas:
Carga Horária:
16h
Data:
As datas serão disponibilizadas na página de inscrição do curso
Investimento
  • Profissionais da área de saúde: R$ 1.450,00 (sem o livro)
  • Colaboradores do SAMU e Sócios ABM: R$ 1.305,00 (sem o livro)
Perído da aula

 

Confirme o horário de início das aulas através do telefone (71) 3506-7275, 48 horas antes do início do seu curso.

Informações Gerais

O curso PHTLS é ministrado pelo INESS, mantido pela The National Association of Emergency Medical Technicians (NAEMT) e possui certificação do American Heart Association, entidade que publica normas de suporte básico e avançado de vida, e da ABM (Associação Bahiana de Medicina).  É indispensável o conhecimento prévio do conteúdo do livro, que deverá ser adquirido e lido antes do início das aulas, para o melhor aproveitamento do curso.

O objetivo do curso PHTLS é a capacitação avançada de profissionais de saúde para o atendimento pré-hospitalar em situações de trauma.

O livro PHTLS 8ª edição da NAEMT  poderá ser adquirido pelos alunos nas livrarias.

Objetivos
Conteúdo Programático

Primeiro dia

Chegada dos alunos e entrega dos pré-testes;
Boas-vindas e Apresentação;
Cenários Iniciais de Avaliação
Introdução
A Primeira Olhada
A: Via Aérea
Intervalo
B: Respiração, Ventilação e Oxigenação
C: Circulação, Hemorragia e Choque
Almoço
D: Disfunção Neurológica e Exposição
Avaliação Secundária
Cenários Interativos 1 – Parte 1 (45 min cada rodízio): Rodízio 1 / Rodízio 2
Cenários Interativos 1 – Parte 2 (45 min cada rodízio): Rodízio 3 / Rodízio 4
Grupo de Discussão e Revisão do 1º Dia

Segundo dia

Considerações Especiais
Intervalo
Demonstração da Retirada Rápida
Cenários Interativos 2 – Parte 1(45 min cada rodízio): Rodízio 5 / Rodízio 6
Cenários Interativos 2 – Parte 2 (45 min cada rodízio): Rodízio 7 / Rodízio 8
Resumo
Almoço
Pós-Teste: Cenários Interativos – Avaliação
Encerramento

Docentes
Nadja Magali Gonçalves
Nadja Magali Gonçalves -
Enfermeira
BLS, ACLS, PHTLS, ATCN

Possui graduação em enfermagem e obstetrícia pela Universidade Católica do Salvador (1990). Especialista em Educação Profissional da Área de Enfermagem (2006), Auditoria (2009) e em Emergência (2013). Ampla experiência e atuação em Urgência e Emergência. Atualmente exerce a função de gestão e planejamento do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Metropolitano de Salvador. Também atua na área de ensino em cursos de Pós-Graduação, bem como é instrutora de cursos como BLS, ACLS, PHTLS, ATCN, TECA B.

Jorgas Marques Rodrigues
Jorgas Marques Rodrigues -
Enfermagem
PHTL, BLS

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem Obstetrícia de Fernandópolis (1988), Especialização em Adm de Empresas pela UNIP(1992), Cursos de Extensão nos EUA na Universidade de Massachusetts-Boston em Introduce to Business(2002) e na Harvard Extension School - Harvard University em International Economics (2002) . Mestre com bolsa CAPES em Enfermagem (2008), linha de pesquisa : Organização e Avaliação dos sistemas de Cuidados à Saúde pela Universidade Federal da Bahia sob orientação da Prof Dra Vera Mendes, Doutorado pela EEUFBA (2017), tendo como orientadora a Professora Doutora Tânia Maria de Oliva Menezes na Linha de Pesquisa de Organização e Avaliação dos Sistemas de Cuidados à Saúde na saúde da pessoa idosa e Curso de Extensão em Formação Pedagógica Transdisciplinar pela Faculdade de Educação da UFBA (FACED. Atuei como Professor do curso de Enfermagem da UNIFACS (2010-2018), instrutor do Pre Hospital Trauma Life Support- PHTLS, e Basic Life Support - BLS, da American Heart Association- AHA, integrante do Núcleo de Estudos da Saúde da Pessoa Idosa - NESPI, membro da Comissão Estadual de Residência Multiprofissional e em Áreas Profissionais da Saúde do Estado da Bahia -CEREMAPS-BA. Avaliador do MEC aos cursos de Residência Multiprofissional em Saúde no Brasil.Possui Experiência na área de Assistência na Enfermagem Crítica e Gestão em Saúde, com ênfase na formação de Recursos Humanos, Gerência e Liderança Hospitalar, Residencias Multiprofissionais na Área da saúde, Acreditação Hospitalar e Qualidade, Atendimento Pré Hospitalar Terapia Intensiva e Gestão do SUS, Liderança, Ensino e formação de Recursos Humanos em Saúde, capacitação profissional e Inovações Tecnológicas em Saúde, PBL e dinâmicas ativas de aprendizagem. Experiência na implantação e gestão de Hospitais da rede Pública (SUS) e saúde suplementar. Coordenei pesquisa no GEISC-UNIFACS na linha formação em saúde, coordenei o projeto de extensão RCP- Nas Escolas - "Mãos que Salvam Vidas" e COMUNIME (Kroton-Salvador), atuei como Coordenador da COREMU-UNIFACS, e Coordenador do Programa de Residência em Enfermagem Intensiva UNIFACS (Até 02/2018). Atualmente, é Diretor Operacional do Hospital Regional de Itanhaém.

Ivan de Mattos Paiva Filho
Ivan de Mattos Paiva Filho -
Médico
ATLS, ACLS, BLS, PASE, AMV, TEAM, PHTLS, UBL

Possui graduação em medicina pela Fundação Bahiana de Medicina (1988). Especialista em Cirurgia Geral pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Hospital Santo Antonio), Coordenador Central do SAMU Metropolitano de Salvador de 2006 a 2017. Consultor do Ministério da Saúde da Coordenação de Urgência e Emergência de 2006 a 2015. Mestrado em Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Professor do Curso de Medicina da Universidade Salvador (Unifacs). Membro da Equipe de Extração do Grande Premio de F1 de 2009 a 2015. Gerente Executivo de Atenção as Urgências do Município de Salvador até a presente data.

Danielle de Andrade Canavarro
Danielle de Andrade Canavarro -
Enfermeira

Coordenadora do curso de enfermagem da Instituição de Ensino Superior Unijorge, Mestre em Gestão e Inovação Tecnológica em Saúde pelo Hospital Sírio Llibanês, enfermeira intensivista pós-graduada em Terapia Intensiva pela UFBA (2004) e pós graduada em Gestão de Emergências em Saúde Pública pelo Hospital Sirio Libanês (2014). Graduada em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador (1998). Enfermeira assistencial da Maternidade Albert Sabin. Instrutora dos cursos de Suporte Básico de Vida pela American Heart Association, PHTLS pela NAEMT, Diretora do Núcleo de ATCN em Salvador pela Society of Trauma Nurse e Tutora do Programa de Suporte Básico de Vida do Ministério da Saúde. Certificada em PALS e ACLS pela American Heart.

André Gusmão Cunha
André Gusmão Cunha -
Médico

Chefe do Departamento de Anestesiologia e Cirurgia da FMB/UFBA. 
Professor Adjunto III do Internato em Urgência e Emergência da FMB/UFBA, Professor Adjunto A de Clínica Cirúrgica da UNEB. Mestre e Doutor em Imunologia pelo PPGIm/ICS/UFBA. Fellow do Colégio Americano de Cirurgiões (FACS), Ex-Mestre do Capítulo Bahia e Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (TCBC), Tesoureiro do Capítulo Bahia da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT). 2º Secretário da Regional da Bahia da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE).

Ana Patricia Santana Salles
Ana Patricia Santana Salles -
Enfermeira
Claudio Azoubel Filho
Claudio Azoubel Filho -
Médico

Formado pela UFBA em 1982
Cirurgia geral Santa Casa de Campinas 1989/1992
Cirurgia do aparelho digestivo Santa Casa de Campinas 1992/1994
Cirurgiao assistente do HSR
Médico coordenador do PAME - plano de atendimento médico de emergencia, Polo industrial de Camaçari
Médico intervencionista SAMU Salvador desde 2012
Médico chefe de plantão SAMU Salvador

Hani Dourado Al Khatib
Hani Dourado Al Khatib -
Médico
Roseane Lino da Silva Freire
Roseane Lino da Silva Freire -
Enfermeira
Bibliografia

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Outros Cursos

ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. INESS. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital