Medicina Medicina Medicina
SCA – Síndromes Coronárias Agudas
SCA – Síndromes Coronárias Agudas
O curso de SCA é direcionado para médicos atuarem em emergência e terapia intensiva. Seu conteúdo reúne as mais recentes evidências da literatura abordadas de forma prática, do diagnóstico ao tratamento. O objetivo desse curso é preparar o profissional para identificar as manifestações clínicas e as alterações eletrocardiográficas, componentes fundamentais para identificação dos sintomas em pacientes portadores destas síndromes.
Vagas:
Carga Horária:
4h
Data:
As datas serão disponibilizadas na página de inscrição do curso
Investimento
  • Médicos: R$ 350,00.
  • *Sócios da ABM têm 10% de desconto.
O programa pode sofrer alterações

Confirme o horário de início das aulas através do telefone (71) 3506-7275, 48 horas antes do início do seu curso.

Informações Gerais

O curso SCA é ministrado pelo INESS (Instituto de Ensino e Simulação em Saúde) e possui conteúdo, certificação e selo de qualidade ABM (Associação Bahiana de Medicina). Para o melhor aproveitamento do curso, é indispensável que os alunos matriculados se familiarizem com as condutas contidas nas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia Sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio Sem Supradesnível do Segmento ST (Link 1) e a IV Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia Sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST (Link 2).

Link 1: http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2014/Diretriz_de_IAM.pdf
Link 2: http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2009/diretriz_iam.pdf

Estudantes de Medicina no internato também são considerados aptos a participar do curso SCA.

Objetivos Específicos

O curso SCA objetiva formar profissionais habilitados para:

  1. Estabelecer um protocolo de conduta para a abordagem diagnóstica e terapêutica das SCA nos vários níveis de atendimento;
  2. Organizar de forma lógica e rápida ações a serem empregadas em portadores de SCA;
  3. Priorizar o emprego das melhores evidências da literatura atual, visando segurança, efetividade e praticidade;
  4. Estabelecer orientações durante a internação e na alta hospitalar que visem ajudar nas decisões clínicas.
Conteúdo Programático

Curso SCA – Síndromes Coronarianas Agudas

  1. Primeira abordagem do paciente com dor torácica;
  2. Interpretação básica de ECG na investigação da isquemia;
  3. Diagnóstico diferencial;
  4. Abordagem prática do paciente com SCA com supra-ST;
  5. Quando e como trombolisar;
  6. Abordagem prática do paciente com SCA sem supra-ST;
  7. Peculiaridades no diagnóstico e tratamento do IAM de algumas paredes.
Docentes
Marcos Machado Barojas
Marcos Machado Barojas -
Médico
ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, Residência Médica em Medicina Interna e Cardiologia no Hospital Geral Roberto Santos e Hospital Santa Izabel respectivamente. Tem título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atualmente é Diretor Médico do Centro Terapêutico Dr. Maximo Ravenna Bahia Brasil, médico assistente do Serviço de Cardiologia do Hospital Espanhol e do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante da mesma instituição. Pesquisador da Clínica de Insuficiência Cardíaca do Hospital Santa Izabel da Santa Casa de Misericórdia da Bahia e médico assistente do Laboratório de Exercício desta mesma instituição. Exerce a função de médico plantonista do Pronto Atendimento do Hospital Aliança e é instrutor de Suporte Avançado De Vida em Cardiologia SAVC / ACLS na mesma instituição. O interesse de Dr. Marcos, dentro da Medicina, tem ênfase em cardiometabolismo e obesidade, exercício e ergometria, suporte de vida e terapia intensiva, insuficiência cardíaca e transplante, células tronco e doença de chagas.

 

Gilson Soares Feitosa Filho
Gilson Soares Feitosa Filho -
Médico
ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia

Professor Adjunto da Graduação e da Pós-Graduação da Escola Bahiana de Medicina. Professor Titular de Medicina da FTC. Docente das Residências de Cardiologia e de Clínica Médica do Hospital Santa Izabel - Santa Casa da Bahia. Docente da Residência de Cardiologia do Hospital Ana Nery. Graduado em 1999 pela Escola Bahiana de Medicina, foi Residente de Clínica Médica do Hospital Santa Izabel - Santa Casa da Bahia (2000-2002), Residente de Cardiologia do InCor/HCFMUSP (2002-2004) e Doutorado em Ciências - programa Cardiologia pela Universidade de São Paulo (2008). Fez Treinamento em Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco no Brigham and Women's Hospital / Harvard University. Foi coordenador clínico do programa de Transplante Cardíaco do Hospital Santa Izabel de 2008 a 2010. Título de Especialista em Cardiologia e em Medicina Intensiva. Atual Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Cardiologia - Seção Bahia, membro da câmara técnica em cardiologia do Conselho Regional de Medicina - Bahia, Pesquisador de Projetos locais e multicêntricos do Núcleo de Pesquisas do Hospital Santa Izabel - Santa Casa da Bahia, Orientador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cardiologia (GEPEC), Diretor de Cursos ACLS, Cardiologista do Hospital Aliança. Tem como área de interesse Emergências Cardiovasculares e Cardiologia Clínica.

Nivaldo Menezes  Filgueiras Filho
Nivaldo Menezes Filgueiras Filho -
Médico
ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia

Após a Graduação e a Residência Médica, concluiu o Mestrado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia em 2005 e o Doutorado em Cardiologia pela Universidade Federal do Estado de São Paulo - UNIFESP (2017). É Professor Auxiliar do curso de Medicina na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Professor Adjunto do curso de Medicina da UNIFACS; médico cardiologista do Hospital São Rafael e da Fundação Bahiana de Cardiologia; coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) em Medicina Intensiva e do Serviço de Cardiologia do Hospital da Cidade. Eleito Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia seção Bahia para o biênio 2016/2017. Eleito Secretário Adjunto da Associação Bahiana de Medicina triênio 2017/2019. Atua na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia como cardiologista no Centro de Referência de atendimento dos pacientes portadores do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia e Medicina Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: SAVC, reanimação cardiorrespiratória cerebral, síndrome coronariana aguda, dislipidemia, UCI e Simulação na área médica.

Certificação

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Outros Cursos
Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina
Rua Baependi, Nº 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2020. INESS. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital