17h39

INESS oferece curso inédito para cuidador de idoso

Compartilhe
Tamanho da Fonte
INESS oferece curso inédito para cuidador de idoso

Com o objetivo de contribuir com a formação e o aprimoramento de profissionais para o atendimento a uma demanda crescente, o Instituto de Ensino e Simulação em Saúde (Iness), está realizando o primeiro curso de Capacitação para Cuidadores de Idosos que utiliza a metodologia de simulação realística. Sob a coordenação técnica é da enfermeira Ruth Rocha, o curso é ministrado por médicos, especialistas e doutores em geriatria e gerontologia. A coordenação geral é dos médicos Izio Kowes e Jorge Pereira.

A primeira turma, que começou no dia 25 de julho, terá duração de dois meses e carga total de 88 horas, distribuídas entre aulas expositivas e treinamento com a mais avançada técnica disponível na modalidade de simulação em saúde.

O Iness, que completou um ano no dia 16 de julho, é o primeiro instituto de ensino em Salvador que oferece estrutura completa voltada para a nova metodologia por meio de simulação. Apoiado por tecnologia de ponta, o método reproduz cenários capazes de simular experiências da vida real, utilizando manequins e atores em instalações que criam um ambiente seguro para treinar a assistência aos idosos.

Demanda crescente

Diante das limitações que o sistema de saúde pública apresenta para atender a demanda por cuidados que a população idosa requer, a figura do cuidador passa a desenvolver um papel fundamental de suporte – de maneira profissionalizada ou não -, na medida em que é comum que membros da família busquem treinamento.

A expectativa de vida está crescendo em todo o mundo. No Brasil, entre 1997 e 2007, a população com 60 anos ou mais aumentou 47,8%. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), nos próximos 43 anos o número de pessoas com mais de 60 anos de idade será três vezes maior do que o atual. Hoje, o envelhecimento nas famílias é um fato que traz novos desafios, porque essas pessoas da chamada terceira idade, em muitos casos, requerem cuidados especiais.

A função do cuidador tornou-se tão necessária e presente em nossa sociedade que ganhou codificação editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), regulamentada pelo Projeto de Lei Federal nº 2880, de 2008. O Cuidador é o profissional responsável por uma pessoa que apresenta algum grau de dependência – doente ou não -, facilitando o exercício de suas atividades diárias, tais como alimentação, higiene pessoal, além de aplicar a medicação de rotina e acompanhá-la aos serviços de saúde.
 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. INESS. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital