16h27

INESS consolida-se em apenas um ano

Compartilhe
Tamanho da Fonte
INESS consolida-se em apenas um ano

O ano de 2013 marca o primeiro aniversário do Instituto de Ensino e Simulação em Saúde (INESS) que, neste curto período, consolida-se como referência para o ensino médico através do método pedagógico da simulação não apenas na Bahia, mas em todo o Norte/Nordeste, sob a chancela de Associação Baiana de Medicina e a Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (Fabamed).

As instalações, o corpo de instrutores e o volume de realizações do Instituto recebem reconhecimento também em âmbito nacional e internacional. Desde o dia 17 de junho, o Iness tornou-se Centro Autorizado de Treinamento da American Heart Association (AHA). Tal qualificação, almejada por todas as escolas que atuam com treinamento em BLS (Basic Life Support) e ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support), foi conquistada pelo Instituto em tempo recorde.

Inicialmente qualificado como Sítio do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para cursos do AHA, com apenas seis meses de funcionamento, o Iness recebeu a visita da diretora do programa de certificação para América Latina, Caribe, Portugal e Espanha da AHA, Wanda Miranda que, de imediato, reconheceu as condições do Instituto para se tornar Centro da associação internacional. “Estou impressionada com a estrutura e a qualidade das instalações que estou vendo aqui”, disse a executiva na ocasião.

Instalado em um imóvel de 500m², criteriosamente adaptado para a aplicação da metodologia de simulação, o Iness ministrou o primeiro curso de formação de instrutores entre os dias 14 e 16 de setembro de 2012. A partir de então, dezenas de outros treinamentos ocorreram, qualificando, até agora, mais de 900 profissionais, das mais diversas áreas.

Além dos cursos estandardizados internacionalmente, são ministrados pelo Iness ou estão em fase de preparação cursos de cirurgia através de videolaparoscopia (CCVL), ventilação mecânica e ecografia (Ecomed), dentre outros. (veja quadro)

Parcerias fundamentais

O estabelecimento de parcerias para equipar o Iness foi decisivo para a rapidez com que o Instituto vem galgando as etapas de qualificação como referência e pioneirismo no ensino através de simulação.

Uma parceria fundamental, que permitiu o acesso à tecnologia de ponta, foi firmada com a Simutec. Por meio dela, abriu-se a oportunidade para aquisição de equipamentos da Gaumar – empresa norte-americana que fabrica os mais avançados manequins simuladores -, e a israelense Simbionix, fabricante do que existe de mais atual em videolaparoscopia e procedimentos endovasculares simulados.

Treinamento genuinamente brasileiro

Demandas do Ministério da Saúde estimularam a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) a desenvolver, em tempo recorde, um curso de treinamento com metodologia de simulação para emergências cardiológicas. Nesse processo, o coordenador cirúrgico do Iness, Dr. Izio Kowes, teve participação ativa. O esforço resultou na metodologia denominada Treinamento em Emergências Cardiovasculares (TECA), em nível básico e avançado.

Além da participação direta e ativa na formulação da nova estruturação de treinamento, confirmando o seu pioneirismo, o Iness tornou-se o primeiro centro do país a realizar cursos de TECA. Foram quatro turmas na modalidade básica (TECA B) e mais 10 turmas na modalidade avançada (TECA A), que em pouco tempo (entre 15 de abril e 9 de maio) treinou, respectivamente, 133 e 284 profissionais com essa nova metodologia desenvolvida inteiramente no Brasil. 

A realização é fruto de um programa firmado entre o Ministério da Saúde, a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais uma vez coloca o Instituto em papel pioneiro. Somente na primeira etapa desse programa, está previsto o treinamento de 2.500 médicos de todo o Brasil, sendo que todos aqueles das regiões Norte e Nordeste foram treinados pelo Iness.


Marcos da consolidação 

• Jul/2012 – Inauguração.

• Set/2012 – Primeiro curso de formação de instrutores em simulação de alta fidelidade.

• Out/2012 – Visita da Enf. Wanda Miranda, diretora do programa de certificação para América Latina, Caribe, Portugal e Espanha da AHA; filiação à Associação Brasileira de Simulação na Saúde (Abrassim); realização do curso de formação de instrutores de BLS e parceria com a Sociedade de Radiologia da Bahia (Sorba).

• Dez/2012 – Parceria com a Simutec e realização do curso de ATLS.

• Jan/2013 – Parceria com a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) e com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

• Fev/2013 – Primeiro curso de formação de instrutores de TECA A.

• Abr/2013 – Certificação como Centro da American Hearth Association (AHA); parceria com a Advanced Life Support in Obstetrics (ALSO) Brasil; e realização da primeira etapa dos cursos TECA A e TECA B do Ministério da Saúde.

• Mai/2013 – Primeiro curso de formação de instrutores de TECA B.
 

Veja materia na Revista ABM, pags 50 a 54.


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. INESS. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital