09h12

Cursos BLS-Provider encerram atividades 2012

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Cursos BLS-Provider encerram atividades 2012

Os cursos de Suporte Básico de Vida (BLS) para profissionais de saúde, ministrados entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro, foram as últimas atividades para o público externo realizadas pelo Iness em 2012. E quem participou não economizou em elogios. As avaliações feitas por estudantes e instrutores foram todas positivas, principalmente no que se refere à qualidade do curso, em todos os sentidos: metodologia, material, infra-estrutura e recursos humanos.
Na sequência de atividades do Iness é preciso destacar a parceria com o Hospital Jorge Valente, que tem estimulado a participação do seu quadro profissional nos cursos do Instituto. A realização dessa série de cursos marca também a formação de três novos instrutores de BLS – os trainees Ariel Kowes; Alexandre Schaer Carvalho da Silva e Igor Dórea Bandeira -, que com apenas mais um módulo estarão aptos a ministrar o curso. O ciclo de aprendizado deles foi inteiramente proporcionado pelo Iness. Todos são graduandos em medicina pela Universidade Federal da Bahia.

Ressaltando a importância do treinamento básico (BLS) para os profissionais de saúde, especialmente para os médicos, o Dr. Oswaldo Bastos, que é instrutor do Iness e atuou como diretor do curso de BLS, no dia 8 de dezembro, disse que o pioneirismo do Iness está mudando o paradigma de aprendizado em saúde na Bahia. “A simulação com alta fidelidade configura uma revolução no ensino médico. Como todo modelo novo, produz estímulo e, paradoxalmente, certa resistência à mudança. Mas uma coisa é certa, está aí para ficar e melhorar a qualificação profissional”, destacou Bastos, que também é sub-coordenador de equipes especiais do Samu.

Diferencial

A estrutura e a qualificação oferecidas nos cursos do Iness constituem um diferencial que não encontra paralelo na Bahia. Esta opinião da médica Alecianne Braga, que dirigiu o curso ministrado no dia 7 de dezembro, recebeu reforço da enfermeira Nadja Magali Gonçalves, que foi a diretora do curso do dia 1º de dezembro. Nadja acrescentou que tudo no Iness – equipamentos, estrutura, instalações -, revelam o grande investimento da ABM e Fabamed, que estão efetivamente comprometidas em fazer acontecer. “Eu, que conheci o Iness quando as paredes estavam sendo levantadas, posso afirmar que este é um projeto que já nasceu arrojado”, acentuou a enfermeira.

A Dra. Alecianne, que também é responsável pela área de treinamento do Samu, disse ainda que em pouco tempo o Iness já se projeta como referência, com reconhecimento nacional e internacional, da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da American Heart Association, respectivamente. “Isso vai mudar o preconceito que ainda existe em relação ao nível de formação oferecido na Bahia e no nordeste em geral”, afirmou a médica.

Vale salientar que tudo isso vem sendo alcançado com uma equipe de profissionais baianos. O Iness valoriza a “prata da casa”. Todos os instrutores que integram a equipe do Instituto são unânimes em destacar o respeito, valorização e acolhimento que recebem da instituição. (NS – 08.12.12)

Equipe dessa sequência de cursos de Suporte Básico de Vida (BLS)

30/11
– Diretor: Dr. André Gusmão Cunha. Instrutores: Enf. Danielle de Andrade Canavarro; Dr. Antonio Fernando Carneiro; Dr. Marso Paiva.

01/12
– Diretora: Enf. Nadja Magali Gonçalves. Instrutores: Enf. Danielle de Andrade Canavarro; Enf. Kleber Santos.
Trainees: Dra. Kátia Maria Moreno Baqueiro; Dr. Izio Kowes e Dra. Maria Etiene Pinto de Oliveira.

07/12
– Diretora: Dra. Alecianne Braga. Instrutores: Enf. Danielle de Andrade Canavarro; Enf. Nadja Magali Gonçalves.

08/12
– Diretor: Dr. Oswaldo Alves Bastos Neto. Instrutores: Dra. Alecianne Braga; Enf. Nadja Magali Gonçalves. Trainees: Ariel Kowes; Alexandre Schaer Carvalho da Silva e Igor Dórea Bandeira.
 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. INESS. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital