14h33

INESS realiza curso inédito na Bahia para instrutores em Simulação

O Iness promoveu o Curso para Instrutores em Simulação, programado especialmente para qualificar os instrutores do Instituto.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
INESS realiza curso inédito na Bahia para instrutores em Simulação

Entre os dias 14 e 16 de setembro, o Iness promoveu o Curso para Instrutores em Simulação, programado especialmente para qualificar os instrutores do Instituto. Foi o primeiro curso com esse conteúdo ministrado fora de São Paulo. A coordenação ficou a cargo do presidente da Associação Brasileira de Simulação na Saúde (Abrassim), Augusto Scalabrini Neto, que é médico e professor associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Focado num treinamento básico na metodologia de simulação, com ênfase prática, o curso reuniu mais de 20 alunos – entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas -, que se revezaram nos diversos cenários simulados e ainda receberam aulas teóricas que atualizaram o conhecimento da metodologia. A iniciativa contou ainda com a participação dos médicos Antonio Pazin Filho e Eduardo Martins Zincone, que também vieram especialmente da FMUSP para atuar como instrutores no curso.

Para o coordenador clínico do Iness, Jorge Pereira, a dinâmica do curso, com um cronograma intensivo de 22 horas/aula, em três dias, “foi uma verdadeira imersão no treinamento, que proporcionou a todos uma oportunidade ímpar de atualização profissional”. A afirmativa foi complementada pelo coordenador cirúrgico, Izio Kowes, que salientou o alto nível dos instrutores, que são profissionais destacados no campo da simulação.

O curso contou com a presença do presidente da ABM, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, e do diretor superintendente da Fabamed, Dr. José Márcio Maia Gomes.

No encerramento, os coordenadores do Iness fizeram um agradecimento especial ao apoio dado pela empresa Simutec, parceira nos  projetos da instituição.
---------------------------------
Coordenador do curso
Augusto Scalabrini Neto: presidente da Abrassim, presidente da Comissão de Cursos Pré Congresso do International Meeting on Simulation in Healthcare 2013, Membro da Global Network on Simulation in Healthcare.
Facilitadores

Antonio Pazin Filho: professor associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Vice-Presidente da Abrassim, Chefe do Serviço de Emergências da FMRP-USP.
Eduardo Martins Zincone: médico assistente do Pronto Socorro do HCFMUSP, Conselheiro da Abrassim.
 


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. INESS. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital