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Laboratórios de Habilidades qualificam ensino médico

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Laboratórios de Habilidades qualificam ensino médico

Segundo o Instrumento de Avaliação do Curso de Medicina - produzido em 2010 pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), entidades ligadas ao Ministério da Educação - em que são definidos os indicadores, conceitos e critérios de avaliação de competências, conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos dos cursos das escolas médicas do país, os Laboratórios de Habilidades são requeridos para sua qualificação.

Tais laboratórios devem dispor de manequins apropriados para o aprendizado de certas habilidades motoras, como aplicação de injeção intramuscular e intravenosa, coleta de sangue de veia do braço, realização de toque ginecológico e exame da próstata, dentre outras, podendo ser utilizado em várias atividades dos cursos da área da saúde.

Considere-se, ainda, que o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Além disso, há uma recomendação para que, a critério de cada instituição, as provas práticas sejam incorporadas aos concursos de seleção aos programas de residência médica com peso que varia de 40% a 50%, com o intuito de estimular a aquisição de habilidades necessárias ao desenvolvimento de atividades essenciais para uma boa formação e prática médica.

Consolida-se, portanto, a necessidade de que Laboratórios de Habilidades e Cenários, equipados com manequins robotizados, que reproduzam a anatomia do corpo humano e suas reações fisiológicas e fisiopatológicas quando estimulados por meio de programas informatizados inteligentes, possam servir de campo de treinamento para o Ensino Baseado em Simulação dedicado a estudantes da graduação das diversas áreas de saúde.

Jorge L. Pereira-Silva
Professor Associado da Faculdade de Medicina da Bahia – UFBA
Coordenador Clínico do INESS


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