Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, Residência Médica em Medicina Interna e Cardiologia no Hospital Geral Roberto Santos e Hospital Santa Izabel respectivamente. Tem título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atualmente é Diretor Médico do Centro Terapêutico Dr. Maximo Ravenna Bahia Brasil, médico assistente do Serviço de Cardiologia do Hospital Espanhol e do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante da mesma instituição. Pesquisador da Clínica de Insuficiência Cardíaca do Hospital Santa Izabel da Santa Casa de Misericórdia da Bahia e médico assistente do Laboratório de Exercício desta mesma instituição. Exerce a função de médico plantonista do Pronto Atendimento do Hospital Aliança e é instrutor de Suporte Avançado De Vida em Cardiologia SAVC / ACLS na mesma instituição. O interesse de Dr. Marcos, dentro da Medicina, tem ênfase em cardiometabolismo e obesidade, exercício e ergometria, suporte de vida e terapia intensiva, insuficiência cardíaca e transplante, células tronco e doença de chagas.
Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia em 1988. Concluiu em 1991, a pós graduação latu senso sob a forma de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela UFBA realizada na Maternidade Climério de Oliveira e Hospital Universitário Professor Edgard Santos. Obtenção doTítulo de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) pela Febrasgo sob N° 0074/1993. Pós Graduação strictu senso obtendo título de Mestre em Tecnologias em Saúde em 2015 pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Médica concursada da UFBA em 1994, atuando no setor de emergência da Maternidade Climério de Oliveira (MCO) como médica-assistente desde então. Presidente da Comissão de Ética Médica da MCO, Presidente da Comissão de Vigilância de Óbitos Perinatais da MCO e Assessora da Gerência de Ensino e Pesquisa da MCO. Exerce atividades acadêmicas tais como preceptoria de Internato e Residência Médica nesta maternidade e orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos de medicina. Desenvolveu trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais. No momento desenvolvendo estudo científico na Maternidade Climério de Oliveira. Coordenadora do Núcleo Bahia do ALSO (Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia) desde 2000, desenvolvendo cursos focados para assistência às emergências obstétricas. Em 2014 e 15, coordenou cursos para a Secretaria Estadual de Saude do estado da Bahia (SESAB) atingindo cerca de 250 profissionais de saúde na area de obstetrícia. Tem experiência na área de medicina, com ênfase em Ginecologia, Obstetrícia e Medicina Fetal, atuando principalmente nos seguintes temas: gravidez, gravidez de alto risco e medicina fetal. Sócia da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia e da Associação Baiana de Medicina (ABM).
Após a Graduação e a Residência Médica, concluiu o Mestrado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia em 2005 e o Doutorado em Cardiologia pela Universidade Federal do Estado de São Paulo - UNIFESP (2017). É Professor Auxiliar do curso de Medicina na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Professor Adjunto do curso de Medicina da UNIFACS; médico cardiologista do Hospital São Rafael e da Fundação Bahiana de Cardiologia; coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) em Medicina Intensiva e do Serviço de Cardiologia do Hospital da Cidade. Eleito Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia seção Bahia para o biênio 2016/2017. Eleito Secretário Adjunto da Associação Bahiana de Medicina triênio 2017/2019. Atua na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia como cardiologista no Centro de Referência de atendimento dos pacientes portadores do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia e Medicina Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: SAVC, reanimação cardiorrespiratória cerebral, síndrome coronariana aguda, dislipidemia, UCI e Simulação na área médica.