Quem Somos

Quem Somos

Nasce, em julho de 2012, o INESS (Instituto de Ensino e Simulação em Saúde) fruto de um sonho de seu Coordenador Geral, Dr. Izio Kowes, que já em 1993, aplicava no Hospital Aliança, a simulação como metodologia de ensino para melhorar o padrão de atendimento aos pacientes.

Embarcam com o mesmo entusiasmo na materialização deste sonho, os Presidentes da ABM (Associação Bahiana de Medicina), Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes e da FABAMED (Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde), Dr. José Carlos Brito, com importante participação do Dr. José Márcio Villaça Maia Gomes, Superintendente da FABAMED e do Dr. Jorge L. Pereira e Silva, Diretor Científico da ABM.

Com o propósito de capacitar os profissionais da área da saúde da Bahia e de outros estados e manter um Instituto de educação continuada, o INESS localiza-se na Pupileira, com instalações de 500m2, criteriosamente adaptadas para ambientar os mais variados cenários de forma realística. Conta também, com os melhores equipamentos de alta tecnologia disponíveis no mercado, capazes de reproduzir com total fidelidade as situações necessárias para a capacitação dos alunos.

Ainda na fase de projeto, foram chamados noventa dos mais experientes Médicos e Enfermeiros com experiência em simulação, para compor o corpo docente do Instituto e garantir a excelência dos cursos.

Com a missão de aumentar a segurança no atendimento à população, o INESS abre suas portas a todos os profissionais da saúde, para capacitação nos mais variados cursos com certificações internacionais e nacionais, tendo como compromisso maior a qualidade na difusão do conhecimento científico.

Sintam-se, desde já, convidados a conhecerem o INESS, o Instituto do profissional da saúde.

No INESS, além dos cursos internacionalmente conhecidos – como ACLS, ATLS, AVR BLS, PALS, PHTLS, etc – serão ministrados cursos de ventilação mecânica, módulos básico e avançado, dentre outros.

Os públicos alvos são os profissionais da área de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, acadêmicos das mesmas áreas e comunidade leiga.
 

Coordenadores

Dr. Izio Kowes (CRM-BA: 10451)
Médico especialista em Cirurgia Geral, diretor geral do Instituto de Ensino e Simulação em Saúde (INESS) e coordenador dos núcleos de Urgência, Emergência e Trauma.
Graduação: Faculdade de Medicina de Jundiaí, 1981
Pós graduação: Residência em cirurgia geral – Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo- SP, 1981.
Aperfeiçoamento médico em cirurgia de fígado e pâncreas,1984
 

Dr. Antônio Carlos Vieira Lopes (CRM-BA: 1975)
Médico obstetra, professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ex-presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM) e coordenador do Núcleo de Ginecologia e Obstetrícia do Instituto de Ensino e Simulação em Saúde (INESS).
Graduação: Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), 1965
Pós graduação: Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) pela Febrasgo, Doutor em Medicina e Saúde pela UFBA


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. INESS. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital