Notícias

INESS oferece curso inédito para cuidador de idoso
Publicada no dia 31/07/2013 às 17h39

Com o objetivo de contribuir com a formação e o aprimoramento de profissionais para o atendimento a uma demanda crescente, o Instituto de Ensino e Simulação em Saúde (Iness), está realizando o primeiro curso de Capacitação para Cuidadores de Idosos que utiliza a metodologia de simulação realística. Sob a coordenação técnica é da enfermeira Ruth Rocha, o curso é ministrado por médicos, especialistas e doutores em geriatria e gerontologia. A coordenação geral é dos médicos Izio Kowes e Jorge Pereira.

A primeira turma, que começou no dia 25 de julho, terá duração de dois meses e carga total de 88 horas, distribuídas entre aulas expositivas e treinamento com a mais avançada técnica disponível na modalidade de simulação em saúde.

O Iness, que completou um ano no dia 16 de julho, é o primeiro instituto de ensino em Salvador que oferece estrutura completa voltada para a nova metodologia por meio de simulação. Apoiado por tecnologia de ponta, o método reproduz cenários capazes de simular experiências da vida real, utilizando manequins e atores em instalações que criam um ambiente seguro para treinar a assistência aos idosos.

Demanda crescente

Diante das limitações que o sistema de saúde pública apresenta para atender a demanda por cuidados que a população idosa requer, a figura do cuidador passa a desenvolver um papel fundamental de suporte – de maneira profissionalizada ou não -, na medida em que é comum que membros da família busquem treinamento.

A expectativa de vida está crescendo em todo o mundo. No Brasil, entre 1997 e 2007, a população com 60 anos ou mais aumentou 47,8%. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), nos próximos 43 anos o número de pessoas com mais de 60 anos de idade será três vezes maior do que o atual. Hoje, o envelhecimento nas famílias é um fato que traz novos desafios, porque essas pessoas da chamada terceira idade, em muitos casos, requerem cuidados especiais.

A função do cuidador tornou-se tão necessária e presente em nossa sociedade que ganhou codificação editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), regulamentada pelo Projeto de Lei Federal nº 2880, de 2008. O Cuidador é o profissional responsável por uma pessoa que apresenta algum grau de dependência – doente ou não -, facilitando o exercício de suas atividades diárias, tais como alimentação, higiene pessoal, além de aplicar a medicação de rotina e acompanhá-la aos serviços de saúde.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Comentários
Seja o primeiro a comentar essa notícia.
Escreva seu comentário
Nome:
Email:
Comentário:
Código de verificação
Outras notícias
Twitter ABM
@abmnet Comunicado ABM - Entidades médicas convocam para Assembleia sobre Bradesco Saúde dia 25: http://t.co/pjbXc0F50k
Enviado em: 19/11/2014 | 15:48:58
@abmnet Entidades médicas convocam para Assembleia sobre Bradesco Saúde dia 25... http://t.co/9G6t1AStoC
Enviado em: 19/11/2014 | 13:43:38
@abmnet Médicos e educadores defendem educação sexual para evitar doenças... http://t.co/8FzbAndSRm
Enviado em: 19/11/2014 | 12:16:36
@abmnet ABM lamenta com grande pesar morte de Dr. Adib Simão Jatene... http://t.co/EZBXRU0uCF
Enviado em: 17/11/2014 | 20:25:34
http://www.iness.org.br
Canal ABM
INESS: Simulação Realística na Bahia
Médicos estrangeiros no Brasil. Deputado Mandeta
INESS
Tel.: 71 3321-6848
Av. Joana Angélica, Nº 79
Nazaré. Complexo da Pupileira, Salvador - Bahia
Cep: 40050-001
Responsável pelo conteúdo do site:
Dr. Jorge Pereira - CRM BA 5927
2012 - 2014. INESS. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo Multimídia | Agência Digital