Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem
HO – Propriedades na Hora de Ouro das Emergências (Inclui o BLS para profissionais de saúde)
HO – Propriedades na Hora de Ouro das Emergências (Inclui o BLS para profissionais de saúde)
O conceito de “Hora de Ouro”, criado pelo Dr. R. Adams Cowley, refere-se ao momento inicial em que se concentram as maiores chances de cura, o tempo é essencial e a abordagem da vítima em situação crítica deve ser rápida visando a reversão do quadro. Trata-se de um curso essencialmente prático e criteriosamente preparado para os profissionais que atuam como Técnicos de Enfermagem, utilizando a metodologia de ensino através de técnicas de simulação e criação de cenários clínicos de atendimento ao paciente em diversas situações emergenciais. Os procedimentos procuram salientar as habilidades que o Técnico de Enfermagem necessita para o atendimento harmonioso em equipe.
Vagas:
Carga Horária:
10h
Data:
As datas serão disponibilizadas na página de inscrição do curso
Investimento
  • Técnico de Enfermagem: R$ 580,00.
Perído da aula

Confirme o horário de início das aulas através do telefone (71) 3506-7275, 48 horas antes do início do seu curso.

Informações Gerais

O curso HO é ministrado pelo INESS (Instituto de Ensino e Simulação em Saúde), iniciando no primeiro dia com técnicas de RCP (reanimação cardiopulmonar). No segundo dia, o conteúdo aborda as Prioridades da Hora de Ouro nas Emergências cardiovasculares e trauma.

Objetivos

O curso HO objetiva capacitar técnicos em enfermagem para atuarem nos primeiros momentos decorrentes de emergências que apresentem riscos à vida. Os principais objetivos são:

  1. Promover o treinamento da assistência em equipe;
  2. Fazer com que o técnico identifique situações de risco;
  3. Prover o técnico de habilidades para garantir a manutenção das funções vitais básicas;
  4. Estar apto à controlar hemorragias  externas
  5. Promover imobilizações necessárias a fim de evitar a piora das lesões;
  6. Providenciar assistência médica indicada.
Conteúdo Programático

BLS Provider – Suporte Básico de Vida

  • Chegada;
  • Apresentação do curso e Instrutores;
  • Aspectos Básicos da RCP em adultos e aprendizado de Técnicas de RCP;
  • Sessão prática de RCP com um socorrista;
  • (Pausa: Coffee Break)
  • Ventilação com Bolsa-válvula-máscara;
  • Sessão prática de RCP com dois socorristas e uso do DEA;
  • Suporte Básico de Vida em Pediatria;
  • Introdução de RCP em Lactentes;
  • Sessão Prática de RCP com um e dois socorristas em lactentes;
  • Obstrução de Vias Aéreas;
  • Considerações Finais;
  • Teste Escrito;
  • Teste de Habilidades em RCP em Lactentes / Teste de Habilidades em
  • RCP adultos e crianças;
  • Reavaliação e encerramento.
  • (Pausa: Almoço);

HO – Prioridades na Hora de Ouro das Emergências

  • Pré-Teste;
  • Aula: Horas de Ouro no Atendimento ao Trauma;
  • Aula: Horas de Ouro (SCA, AVC, PCR intra hospitalar);
  • (Pausa: Coffee Break);
  • Estações Práticas;
  • Pós-Teste;
  • Encerramento.
Docentes
Gilson Soares Feitosa Filho
Gilson Soares Feitosa Filho -
Médico
ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia

Professor Adjunto da Graduação e da Pós-Graduação da Escola Bahiana de Medicina. Professor Titular de Medicina da FTC. Docente das Residências de Cardiologia e de Clínica Médica do Hospital Santa Izabel - Santa Casa da Bahia. Docente da Residência de Cardiologia do Hospital Ana Nery. Graduado em 1999 pela Escola Bahiana de Medicina, foi Residente de Clínica Médica do Hospital Santa Izabel - Santa Casa da Bahia (2000-2002), Residente de Cardiologia do InCor/HCFMUSP (2002-2004) e Doutorado em Ciências - programa Cardiologia pela Universidade de São Paulo (2008). Fez Treinamento em Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco no Brigham and Women's Hospital / Harvard University. Foi coordenador clínico do programa de Transplante Cardíaco do Hospital Santa Izabel de 2008 a 2010. Título de Especialista em Cardiologia e em Medicina Intensiva. Atual Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Cardiologia - Seção Bahia, membro da câmara técnica em cardiologia do Conselho Regional de Medicina - Bahia, Pesquisador de Projetos locais e multicêntricos do Núcleo de Pesquisas do Hospital Santa Izabel - Santa Casa da Bahia, Orientador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cardiologia (GEPEC), Diretor de Cursos ACLS, Cardiologista do Hospital Aliança. Tem como área de interesse Emergências Cardiovasculares e Cardiologia Clínica.

Nivaldo Menezes Filgueiras Filho
Nivaldo Menezes Filgueiras Filho -
Médico
ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia

Após a Graduação e a Residência Médica, concluiu o Mestrado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia em 2005 e o Doutorado em Cardiologia pela Universidade Federal do Estado de São Paulo - UNIFESP (2017). É Professor Auxiliar do curso de Medicina na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Professor Adjunto do curso de Medicina da UNIFACS; médico cardiologista do Hospital São Rafael e da Fundação Bahiana de Cardiologia; coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) em Medicina Intensiva e do Serviço de Cardiologia do Hospital da Cidade. Eleito Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia seção Bahia para o biênio 2016/2017. Eleito Secretário Adjunto da Associação Bahiana de Medicina triênio 2017/2019. Atua na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia como cardiologista no Centro de Referência de atendimento dos pacientes portadores do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia e Medicina Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: SAVC, reanimação cardiorrespiratória cerebral, síndrome coronariana aguda, dislipidemia, UCI e Simulação na área médica.

Izio Kowes
Izio Kowes -
Medicina
ATLS, ACLS, BLS, PASE, AMV, TEAM

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí(1981), residência médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1986). Atualmente é Facultado para o curso de ATLS da American College Of Surgeons, Vice-Presidente do Setor IV do Colégio Brasileiro de Cirurgões, Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Coordenador Geral do INESS e Cirurgião Coordenador do Programa de cirurgia geral do SUS do Hospital Português.

Bibliografia

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Outros Cursos

ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. INESS. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital