Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina
ATLS – Suporte Avançado de Vida no Trauma
O curso ATLS (Advanced Trauma Life Support) possui um programa voltado para o treinamento de médicos e estudantes de medicina no internato para atuarem em serviços de urgência e emergência, com o objetivo padronizar e aprimorar o atendimento ao paciente com trauma. Ele foi idealizado pelo American College of Surgeons (ACS), entidade educacional norte americana que reúne médicos especializados em cirurgia. Adotado em mais de 40 países, no Brasil treina cerca de 2.500 médicos por ano.
Vagas:
Carga Horária:
16h
Data:
As datas serão disponibilizadas na página de inscrição do curso
Investimento
  • Medicos e Enfermeiros R$ 3.000,00
  • Estudante de Medicina (internato) R$ 3.000,00
Perído da aula

Confirme o horário de início das aulas através do telefone (71) 3506-7275, 48 horas antes do início do seu curso.

Informações Gerais

O curso ATLS é ministrado pelo INESS (Instituto de Ensino e Simulação em Saúde) e possui certificação do American College of Surgeons, entidade científica e educacional que visa melhorar a qualidade dos cuidados com pacientes cirúrgicos através do estabelecimento de padrões elevados de procedimentos. Os alunos matriculados no curso receberão um livro, que será entregue antes do início das aulas, sendo indispensável o conhecimento prévio do conteúdo para o melhor aproveitamento do curso.

O curso de ATLS objetiva orientar os médicos para a avaliação inicial e controle da situação durante a primeira hora do atendimento ao paciente com trauma, as chamadas “Golden Hours”, com a finalidade de diminuir as taxas de mortalidade e o número de sequelas, tanto temporárias quanto definitivas.

Estudantes de Medicina a partir do 5º ano podem participar do ATLS.

Objetivos

Estabelecer a sistemática e os princípios da avaliação primária e secundária;
Estabelecer as prioridades de atendimento em uma situação de trauma;
Realizar o atendimento primário e secundário para emergências com risco de vida;
Demonstrar as habilidades e competências em situações clínicas simuladas, como:
Avaliação primária e secundária;
Estabelecimento de via aérea pérvia e iniciamento iniciação da ventilação;
Intubação orotraqueal e nasotraqueal em manequins adultos e infantis;
Cricotireodeostomia;
Acesso venoso, central, por dissecção, infusão intra-óssea;
Monitorização da pressão venosa central, oximetria de pulso e capnografia;
Descompressão pleural;
Pericardiocentese;
Identificação radiológica de lesões torácicas;
Lavagem peritoneal;
Imobilizações;
Identificação radiográficas de lesões traumáticas da coluna;
Imobilização e estabilização de traumas de extremidades.

Conteúdo Programático

Primeiro dia

Boas Vindas e Introdução

Introdução ao ATLS - Visão Geral do Curso

Avaliação Inicial  - Discussão Interativa

Demonstração Avaliação Inicial ou Vídeo com Discussão

Via Aérea e Ventilação - Discussão Interativa

Choque - Discussão Interativa

Trauma Torácico - Discussão Interativa

Trauma Abdominal e Pélvico - Discussão Interativa

Trauma Craniencefálico - Discussão Interativa

Trauma Vertebromedular - Discussão Interativa

Estações Treinamento Prático

Trauma Musculoesquelético - Discussão Interativa

Discussão do pré-teste

Segundo dia

Trauma Pediátrico - Discussão Interativa

Trauma Geriátrico - Discussão Interativa

Trauma na Gestante e Violência Doméstica - Discussão Interativa

Lesões Térmicas - Discussão Interativa

Estações Treinamento Prático

Transferência para o Tratamento Definitivo - Discussão Interativa

Estações Treinamento Prático

Cenários de Triagem

Avaliações Prática e teórica

Docentes
Roberto Valente Filho
Roberto Valente Filho -
Medicina
ATLS, PASE, AMV

Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina e Saúde Pública (1987) e pós graduação em formato de residência médica em cirurgia geral - SESAB . Especialista em Cirurgia Geral pelo Conselho Federal de Medicina . Treinamento em gestão hospitalar por FACS e FGV e qualificação como Acreditador por ONA. Atualmente é médico intensivista na Unidade de Cuidados Intermediários do Hospital Aliança , medico cirurgião de sobreaviso de emergências em Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto e sobreaviso de cirurgia de urgência em Hospital Português e em Hospital Aliança. Atua como instrutor do ATLS da ABM em programa credenciado pelo Colégio Americano de Cirurgiões . É instrutor credenciado do ACLS da ABM em programa credenciado pelo American Heart Association. Atua como instrutor em programa de Acolhimento, Classificação de risco e Medicina de catástrofe pelo INESS/ABM. Tem formação de intensivista e é cirurgião do serviço de cirurgia geral e aparelho digestivo do Hospital Português. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia do Trauma e Gastroenterologia, atuando principalmente nos seguintes temas: UTI, Emergência, Gastroenterologia e Hepatologia e gestão hospitalar em unidades médicas de UTI, Emergência e Centro Cirúrgico.

Izio Kowes
Izio Kowes -
Medicina
ATLS, ACLS, BLS, PASE, AMV, TEAM

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí(1981), residência médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1986). Atualmente é Facultado para o curso de ATLS da American College Of Surgeons, Vice-Presidente do Setor IV do Colégio Brasileiro de Cirurgões, Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Coordenador Geral do INESS e Cirurgião Coordenador do Programa de cirurgia geral do SUS do Hospital Português.

Ivan de Mattos Paiva Filho
Ivan de Mattos Paiva Filho -
Médico
ATLS, ACLS, BLS, PASE, AMV, TEAM, PHTLS, UBL

Possui graduação em medicina pela Fundação Bahiana de Medicina (1988). Especialista em Cirurgia Geral pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Hospital Santo Antonio), Coordenador Central do SAMU Metropolitano de Salvador de 2006 a 2017. Consultor do Ministério da Saúde da Coordenação de Urgência e Emergência de 2006 a 2015. Mestrado em Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Professor do Curso de Medicina da Universidade Salvador (Unifacs). Membro da Equipe de Extração do Grande Premio de F1 de 2009 a 2015. Gerente Executivo de Atenção as Urgências do Município de Salvador até a presente data.

Emídio Jorge Santos Lima
Emídio Jorge Santos Lima -
Médico

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1984). Especialista em: Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e Cirurgia Geral por Programa credenciado pelo MEC. É Mestre em Modelagem Computacional e Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia. Encontra-se, há mais de 10 anos, desenvolvendo pesquisas na área de Terapia Intensiva, em especial, Desmame da Ventilação Mecânica. É professor de Medicina Intensiva no programa de Residência em Clínica Médica do Hospital Geral Roberto Santos (BA). É instrutor dos cursos: ATLS (Advanced Trauma Life Support) e ACLS (Advanced Cardiology Life Support).

André Gusmão Cunha
André Gusmão Cunha -
Médico

Chefe do Departamento de Anestesiologia e Cirurgia da FMB/UFBA. 
Professor Adjunto III do Internato em Urgência e Emergência da FMB/UFBA, Professor Adjunto A de Clínica Cirúrgica da UNEB. Mestre e Doutor em Imunologia pelo PPGIm/ICS/UFBA. Fellow do Colégio Americano de Cirurgiões (FACS), Ex-Mestre do Capítulo Bahia e Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (TCBC), Tesoureiro do Capítulo Bahia da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT). 2º Secretário da Regional da Bahia da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE).

Daniel Fonseca Rohrs
Daniel Fonseca Rohrs -
Médico

Possui graduação em medicina pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2009). Formação em cirurgia geral, concluindo residencia médica no Hospital Santo Antonio OSID( Obras sociais Irmã Dulce), 2012. Cirurgião do Aparelho Digestivo no Hospital Santa Izabel , com conclusao no ano de 2017. Atuou emTerapia Intensiva, na UTI do COT, UTI Cirurgica do Hospital do Suburbio, Uti Adulto da Maternidade Professor Jose de Magalhaes Neto, UTI geral do HGE( Hospital Geral da Estado) e do HGCA. Atua como Cirurgião Geral no HGE, Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus, Hospital do Subúrbio e Hospital da Mulher . Instrutor do ATLS (Advanced Trauma Life Support). Professor de media complexidade da UFRB, no qual possui cargo de Coordenador do Internato em Cirurgia no HRSAJ .

Ana Celia Diniz Cabral Barbosa Romeu
Ana Celia Diniz Cabral Barbosa Romeu -
Médico

Doutoranda em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2017). Pós-graduação em Cirurgia Geral e do Trauma pela Sackler Faculty of Medicine Tel Aviv University, Israel (2008), Mestrado em Gastroenterologia Cirúrgica pela Universidade Federal de São Paulo (2006), Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Ana Nery (1995/6) e graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1994). Especialista em Cirurgia Geral (CBC), em Cirurgia do Aparelho Digestivo (CBCD) em Cirurgia Videolaparoscópica (SOBRACIL) e Cirurgia do Trauma (SBAIT / CBC). Atualmente é preceptora concursada do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral e Videolaparoscópica do Hospital Ana Nery, Professora Assistente de Clínica Cirúrgica da Escola Bahiana de Medicina, da Faculdade de Medicina da UNIME e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Secretária da Seccional Bahia da SBAIT e Vice Mestre do Capítulo da Bahia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Atua nas áreas de Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia do Trauma e Cirurgia Videolaparoscópica.

Claudio Azoubel Filho
Claudio Azoubel Filho -
Médico

Formado pela UFBA em 1982
Cirurgia geral Santa Casa de Campinas 1989/1992
Cirurgia do aparelho digestivo Santa Casa de Campinas 1992/1994
Cirurgiao assistente do HSR
Médico coordenador do PAME - plano de atendimento médico de emergencia, Polo industrial de Camaçari
Médico intervencionista SAMU Salvador desde 2012
Médico chefe de plantão SAMU Salvador

Hani Dourado Al Khatib
Hani Dourado Al Khatib -
Médico
Lázaro Lima Duarte
Lázaro Lima Duarte -
Médico

Médico graduado pela Universidade Federal da Bahia. Cirurgião Geral (Obras Sociais Irmã Dulce), especialista em Cirurgia do Aparelho Digestório (Hospital Santa Izabel) e especialista em Cirurgia do Trauma (Hospital do Subúrbio). Instrutor do Advanced Trauma Life Support, com certificação pelo American College of Surgeons. 

Marcio Rivison Silva Cruz
Marcio Rivison Silva Cruz -
Médico

Graduado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2001). Especialista em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina de Catanduva - SP (2004 - 2006), em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Hospital Beneficência Portuguesa - SP (2006 - 2008). Pós-graduado em Nutrição Clínica pelo GANEP - SP (2007). Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL), membro da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Trauma (SBAIT), da Sociedade Panamericana de Trauma (SPT), do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), vice-diretor da Seccional Bahia da SBAIT. Atualmente é coordenador da Residência Médica de Cirurgia Geral do Hospital Ernesto Simões Filho, professor do Curso de Medicina da UNIFACS, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e instrutor do ATLS.

Bibliografia

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Outros Cursos
Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Fisioterapia Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Medicina Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem Técnico de Enfermagem

ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. INESS. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital